Salamandras de Pellets

Sistemas de aquecimento ecológicos a Pellets🔥

.

Como Funcionam?

🌲 Os Pellets

Os Pellets resultam da compactação de matéria vegetal, ocupam menos espaço que a lenha e produzem menos cinzas, a biomassa é uma forma de energia absolutamente limpa, com um ciclo fechado de carbono, é inofensiva em termos ambientais porque não contribui para o efeito estufa ou para o aquecimento global. Constituída essencialmente por lenha e por resíduos florestais da indústria madeireira, é um enorme reservatório de energia renovável que pode ser convertido em energia térmica, com um custo muito inferior aos combustíveis tradicionais.


💹  A Economia

Estas salamandras permitem o controlo da temperatura ambiente, assim o aparelho fará o abastecimento automático dos Pellets de forma a manter a temperatura constante, não queimando mais recursos do que os necessários, após a temperatura atingida a maioria dos modelos possuem a função eco que irá manter o espaço quente com o mínimo de recursos, otimizando o consumo.


💶 O Preço dos Pellets

Os Pellets podem ser encontrados em hipermercados e lojas e o seu custo ronda atualmente os 4€ por saco, cada saco tem 15kg e, em média, dependendo do espaço, do poder calorifico do aparelho e da temperatura ambiente a salamandra consome cerca de 1 kg por hora, ou seja, um saco dá para cerca de 15 horas.


🔆 A Eficiência e a precisão

É aqui que os Pellets vencem a lenha aos pontos, apesar de aparentemente mais caros, os Pellets são muito mais eficientes com um poder calorífico 6 x superior à lenha, aquecem muito mais e em muito menos tempo. Permitem que o seu consumo seja ajustado conforme a necessidade, os Pellets caiem um a um e a velocidade a que são consumidos pode ser ajustada. Além disso têm incorporada ventilação que dissipa o calor rapidamente, mesmo comparando com recuperadores de calor ventilados.

Podem selecionar a temperatura que pretendem e programar o aparelho para iniciar o seu funcionamento a determinada hora, para que tenham a casa quente quando chegarem.

A salamandra de Pellets liberta um calor semelhante ao da queima da lenha, ou seja, aquece as superfícies e não só o ar, embora não emita calor residual após ser desligada o seu calor aquece as superfícies.


🚧  Limpeza,instalação e segurança

É o fim dos problemas de fumo em casa, do cheiro característico na casa e na roupa e das paredes e tetos defumados que obrigam à pintura da sala de x em x anos consoante a utilização que se der.

Uma das grandes vantagens destes equipamentos é que não necessitam da chaminé tradicional, podem ser instalados em qualquer local da casa, a única exigência é ter uma saída para o exterior para libertação do dióxido de carbono resultante da queima.

A limpeza é realizada com recurso a um aspirador de cinzas, não se aconselha o uso do aspirador tradicional, o vidro pode ser limpo com um detergente tira gorduras normal.

Os Pellets não libertam partículas, farpas ou detritos, basta carregar o aparelho no máximo e ele faz o resto, é limpo e seguro e dependendo do consumo nem é preciso abastecer todos os dias.

A superfície do aparelho não fica a escaldar, embora deva haver alguns cuidados, a probabilidade de queimaduras é muito menor.


🪟 Rentabilidade

Um dos problemas que tinha com o recuperador de calor é que aquecia muito bem a sala, mas bastava que se abrissem as portas para outras divisões para o calor desaparecer, a única coisa que se propagava pela casa era o cheiro a fumo, ou seja, obrigava a que usasse aquecedores nas outras divisões e nos dias mais frios enquanto não começava a aquecer tinha de quebrar o ar com o Termo ventilador mesmo na sala.

Para além da vantagem de ligar antes de chegar a casa, uma salamandra de Pellets aquece facilmente uma casa inteira, se escolherem bem o local, a meio da casa e a capacidade calorifica para o espaço conseguem ter toda a casa com um ambiente agradável. Para mim está é a grande vantagem.


Pode escolher entre os vários modelos disponiveis com paineis laterais personalizaveis em várias cores.

📑-Ver catálogo

Pode também se quiser fazer aqui uma simulação  carregando uma foto da divisão da sua casa onde pretende colocar a salamandra e ver qual o modelo e a cor que fica mais a seu gosto.