ÁGUA QUENTE SOLAR


Imagine...ter água quente, reduzir a conta de energia e fazer uma diferença positiva no ambiente, apenas com a energia que o sol tem para lhe dar.

Os colectores solares térmicos converterm a energia do sol em calor utilizado para aquecer água, mesmo em dias de pouca radiação.

Ao longo de um ano, um sistema de colectores solares térmicos pode fornecer até 80% da sua água. Portugal é dos países da Europa com maior disponibilidade solar.

Os sistemas solares térmicos são altamente eficientes, ao garantirem um aproveitamento óptimo da energia solar e contribuirem para o máximo de poupança energética.

A variedade e versatilidade das estruturas de suporte dos painéis, aliado à facilidade na sua montagem, permite que os sistemas solares térmicos se adaptem de forma fácil a qualquer tipo de construção.

PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS

COMO FUNCIONAM

Os sistemas solares térmicos captam energia solar e transformam-na em energia térmica (calor). Esta energia é permutada e transferida através de um fluido térmico que circula pela serpentina do depósito de água, aquecendo-a, sendo posteriormente utilizada para satisfazer as necessidades de água quente no seu lar.

A energia produzida por estes sistemas é totalmente gratuita e praticamente não necessita de manutenção.

 

OS SISTEMAS PODEM SER DE DOIS TIPOS:

TERMOSSIFÃO

Constituído por 1 ou 2 painéis e um depósito de água no ponto mais alto do painel.

Os Painéis Solares Térmicos são muito usado para aquecimento de águas para consumo doméstico, a sua forma compacta em que o painel e o deposito fazem parte do mesmo corpo torna este sistema o mais económico.

Neste sistema a radiação solar incide sobre a cobertura de vidro do painel solar, penetrando no seu interior, transferindo o calor para o fluido térmico que circula pela tubagem interna do painel, ao aquecer o fluído, este torna-se menos denso, provocando a sua subida do painel para o depósito de água.

A troca de calor é feita para a água de consumo provocando um arrefecimento do fluído térmico que desce para o painel, reiniciando-se o ciclo


FORÇADO

Constituído por 1 ou 2 painéis e um depósito de água colocado num espaço interior.

Os painéis solares de circulação forçada são em tudo idêntico aos termossifões, só que em vez de o depósito da água ficar junto ao painel, ou seja, instalado no telhado, é colocado no interior da moradia. Assim o depósito pode ainda ser acoplado a outra fonte de produção de água quente, como um recuperador a água.

Neste caso já é uma solução mais dispendiosa. Sendo que é instalado dentro de casa, há que considerar tubagem desde o local onde o depósito vai ficar, até ao local do painel solar.

Vantagens do painel solar circulação forçada

  • Não tem tanta perda de calor como o depósito de água nos termossifões instalados no exterior
  • Permite poupar energia eléctrica