Climatização

Aquecer – trata-se do controlo da temperatura mínima do espaço. O aquecimento do ambiente é responsável por cerca de 22% do consumo de energia numa habitação, dos quais apenas 0,5% correspondem ao arrefecimento da mesma. Existem diversos tipos de equipamentos com um preço baixo, como os termoventiladores, acumuladores de calor, radiadores a óleo, climatizadores… Todavia, na maior parte das vezes, não são escolhas eficientes o que significa o aumento da fatura da eletricidade! Podemos ainda falar aquecimento central ou das lareiras. Num caso, há que ter em conta toda uma instalação que tem de estar feita de raiz e, no outro, a segurança é sempre um assunto quando se trata de chama viva.

Arrefecer – é o processo de remoção de calor de um espaço fechado. Na realidade, o frio consiste na ausência de calor, para diminuir a temperatura tem de se “retirar calor” e não “adicionar frio”. Para este efeito, possuir uma ventoinha ultrassilenciosa pode fazer sentido pois facilita a troca térmica com o corpo, logo aumenta o conforto. Promover a movimentação do ar, por si só, já cria um ambiente mais confortável, em caso de altas temperaturas. O ar condicionado é o “Senhor equipamento” quando o desejo é arrefecer nas melhores condições!

Humidificar e desumidificar – O nível de humidade relativa do ar é determinante para a sua saúde e para o seu conforto térmico. Um bom sistema de climatização também deve garantir estas duas funções. Num ambiente fechado, os níveis de humidade relativa devem situar-se entre os 50% e os 60% HR. Neste intervalo, o ar está confortável e saudável para a habitação e os seus ocupantes. Deve estar atento aos valores abaixo e acima! Existem diversos tipos de equipamentos de humidificação e desumidificação para os vários contextos: desde o residencial ao industrial.

Ventilar – promover a renovação do ar é de extrema importância e, até, arriscaríamos dizer: obrigatório! Quer através de uma ventilação natural, quando o espaço é mais pequeno e a infraestrutura o permite (abrir portas, janelas e aumentar a ventilação cruzada), quer com a ajuda dos equipamentos específicos para o efeito (exemplo: ventiladores mecânicos, exaustores, extratores, caixas centrífugas…), ventilar é essencial!